Beekeeping Forums banner

Mel ligado

14K views 11 replies 7 participants last post by  tecumseh  
#1 ·
Alguém pode, por favor, explicar:
- O que significa o termo "preso ao mel" quando se fala de uma colmeia?
- Como se reconhece esta condição e que danos pode causar?
- Como se pode prevenir/reparar?

Obrigado.

#3 ·
Preso ao mel significa essencialmente que todo o ninho de cria está cheio de mel, não deixando espaço para a rainha botar. Acontece durante um fluxo quando eles não têm espaço extra suficiente. Aka melgueiras.

Se você ficar preso ao mel, a rainha não poderá botar mais ovos e a colmeia se preparará para enxamear. A maioria dos apicultores não deseja que sua colmeia enxameie porque você perde uma grande quantidade de suas abelhas e normalmente desaparece sua chance de uma boa colheita para si mesmo.

Evite-o adicionando melgueiras cedo se você tiver favos de mel desenhados. Se você não tiver favos de mel desenhados, adicione um de cada vez e observe-os desenhá-lo

Para consertar, você precisa remover os favos cheios de néctar do ninho e colocá-los em diferentes quadros.

Se você perder a oportunidade ideal, pode ser necessário fazer uma divisão de emergência para evitar que suas abelhas voem em um enxame.

#4 ·
Obrigado pela explicação.
Pergunta de acompanhamento:
- Suponha que eu corrija o problema adicionando um alça vazia, mas a separo por um excluidor de rainha (porque quero colher o mel dessa alça mais tarde). As abelhas moverão mel e pólen das caixas de criação para a alça e abrirão mais espaço para as células de criação, ou ainda se sentirão presas ao mel, já que o espaço recém-disponível é inacessível à rainha?

#5 ·
Excluidores são um assunto com o qual não tenho experiência. Alguns apicultores os amam, outros os odeiam. Eu acho que se eles já estão presos ao mel, adicionar a melgueira não impedirá uma enxameação. Você precisaria adicionar quadros vazios ao ninho também. A ideia é ficar por cima disso e evitar ficar preso em primeiro lugar.

Agora, eu ouvi dizer que se você quiser usar um excluidor, você precisa fazer as abelhas começarem na melgueira antes de adicionar o excluidor para fazê-las passar por ele.

#6 ·
Não, elas não vão mover o mel para abrir espaço. Se a melgueira for de favos, elas raramente subirão até ela através de um excluidor. Elas devem ter acesso livre a ela até começarem a construí-la e acharem que faz parte da casa delas. Então o excluidor pode ser adicionado. Elas ainda vão enxamear, a menos que espaço seja feito no ninho de cria.

#7 ·
Em relação à primeira questão e sua relação com a enxameação, acho que é melhor pensar no processo em duas etapas: 1) 'ligação do mel' e 2) 'preenchimento do ninho de cria'. Geralmente, a ligação do mel sugere que o mel no sobrecaixilho logo acima do ninho de cria está operculado. As abelhas veem operculado e não operculado em um sentido diferente e tendem a não querer desoperculá-lo até que seja absolutamente necessário... enquanto elas usarão e moverão facilmente o mel não operculado. Se tudo acima estiver operculado e elas não tiverem para onde ir com o néctar que entra, elas começam a preencher o ninho de cria e restringir a área de postura da rainha. Se as caixas estiverem lotadas, isso pode levar muito rapidamente à enxameação. Em minha opinião, essa situação é agravada se você tiver apenas uma entrada abaixo.

Há várias soluções para remediar o problema. Talvez a solução simples seja arranhar (um arranhador de opérculo ou um garfo funciona muito bem) alguns dos quadros centrais (quanto mais, melhor) do sobrecaixilho de ligação do mel e inverter as caixas. As abelhas não gostarão de ter tanto mel na porta de entrada e o moverão para cima de forma bastante rápida. Se você não tiver muitos quadros puxados (o que eu presumo que a maioria dos novos apicultores não tem???) você pode colocar uma caixa de fundação sem excluidor acima e fazer a fundação ser puxada muito rapidamente.

#8 ·
Eu coloquei um quadro de cria (ou favo construído) acima do excluidor no meio do alvéolo com cera, para fazê-los passar por ele, e substituí-lo por cera quando eles começarem a trabalhar no alvéolo. Ou deixá-lo para extrair mais tarde. Esta é uma maneira de fazê-los fazer mel em favo. Funciona na maioria das vezes, mas nem sempre. Jack

#11 ·
Estou declarando que um fundo de 2º ano é profundo para ser ligado ao mel. Há um pouco de espaço para viajar ao redor das laterais; mas a vista superior do resto parece uma bagunça aglomerada. Parecia ter acontecido com pressa também. Eu os separei nesta primavera para inspeção.

Como de costume, estou na estrada neste fim de semana e terei que fazê-lo no meio da semana. Percebo que muito dependerá do que vejo quando puder tirar os quadros.

Q: Como eles têm um 2º fundo para cria, meu objetivo principal é apenas limpar alguns quadros no fundo inferior para dar-lhes passagem para o segundo fundo para postura/criação, e deixá-los gerenciar e mover suas reservas de mel? Ou devo limpar tudo, exceto a cria operculada e a Rainha, e pedir que comecem de novo? Ou simplesmente não há como saber até eu chegar lá? :dontknow:

#12 ·
um trecho de ibeelearning... Ou não há como saber até eu chegar lá?
tecumseh:
Eu acho que a informação mais atual é a mais relevante e muitas vezes molda exatamente como eu abordo QUALQUER problema. O objetivo final de qualquer pessoa que enfrenta uma colmeia que está se tornando cheia de mel é evitar que o ninho da cria seja preenchido novamente (imho... uma vez que o ninho da cria é preenchido novamente, as colmeias provavelmente enxamearão, não importa o que você tente fazer). Vários remédios neste tópico sugerem como isso pode ser feito... Em algumas ocasiões, remover o mel selado e extraí-lo é a coisa mais simples a fazer e, em outras vezes, colocar favos vazios (e às vezes fundação) no ninho da cria (muitas vezes chamado de abertura do ninho da cria) é tudo o que é necessário.