Em relação à primeira questão e sua relação com a enxameação, acho que é melhor pensar no processo em duas etapas: 1) 'ligação do mel' e 2) 'preenchimento do ninho de cria'. Geralmente, a ligação do mel sugere que o mel no sobrecaixilho logo acima do ninho de cria está operculado. As abelhas veem operculado e não operculado em um sentido diferente e tendem a não querer desoperculá-lo até que seja absolutamente necessário... enquanto elas usarão e moverão facilmente o mel não operculado. Se tudo acima estiver operculado e elas não tiverem para onde ir com o néctar que entra, elas começam a preencher o ninho de cria e restringir a área de postura da rainha. Se as caixas estiverem lotadas, isso pode levar muito rapidamente à enxameação. Em minha opinião, essa situação é agravada se você tiver apenas uma entrada abaixo.
Há várias soluções para remediar o problema. Talvez a solução simples seja arranhar (um arranhador de opérculo ou um garfo funciona muito bem) alguns dos quadros centrais (quanto mais, melhor) do sobrecaixilho de ligação do mel e inverter as caixas. As abelhas não gostarão de ter tanto mel na porta de entrada e o moverão para cima de forma bastante rápida. Se você não tiver muitos quadros puxados (o que eu presumo que a maioria dos novos apicultores não tem???) você pode colocar uma caixa de fundação sem excluidor acima e fazer a fundação ser puxada muito rapidamente.